O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nesta sexta-feira (9/12) os primeiros nomes que irão integrar o ministério do novo governo. A informação foi dada pela presidente do PT e coordenadora política do governo de transição, Gleisi Hoffmann. Ela participou, na manhã desta quinta-feira (8), da reunião do diretório nacional do partido, em Brasília.
Segundo Hoffmann, Lula deverá anunciar os nomes “mais evidentes”. “(O presidente eleito) Estava querendo deixar (o anúncio) para depois da diplomação, mas ele acha que tem muita especulação. Então, aquilo que ele já tem certeza, que é certo, ele já quer começar a divulgar amanhã”, declarou.
Entre os nomes, devem constar os futuros titulares de pastas consideradas sensíveis, como Defesa, Casa Civil e Fazenda. Segundo Gleisi Hoffmann, o PT pleiteia ficar com esses cargos. “Tem áreas que nós achamos estratégicas e importantes para o partido estar presente, (como) núcleo de governo, Casa Civil, Fazenda, isso é até natural. Além de ser do partido, (o ministro escolhido) tem que ser de muita confiança do presidente”, disse ela.
Saiba Mais
- Política Toffoli dá 72 horas para governo explicar bloqueio de verbas a bolsistas
- Política Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime de injúria racial
- Política Haddad se reúne com Guedes: "Foi uma conversa excelente, muito cordial"
- Política Ronaldo Caiado passa por cirurgia e está internado em hospital de São Paulo
Como coordenadora da interlocução política, a presidente do PT tem participado das reuniões com as legendas aliadas, que também disputam espaço no futuro governo. “Os partidos vão apresentar suas pretensões, onde podem contribuir”, disse ela. Perguntada se todos terão que ceder um pouco para acomodar todo o arco de alianças que ajudaram a eleger Lula, Gleisi respondeu que “sim, para fazer uma composição”.
No fim da tarde, ela se reúne com o presidente eleito para acertar os detalhes da divulgação de amanhã, marcada para as 10h, duas horas antes do início do jogo entre Brasil e Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.