O indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em junho deste ano no Vale do Javari, no Amazonas, receberam nesta quarta (7/12) a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, em sessão solene no Plenário da Casa. As condecorações foram recebidas pela esposa de Phillips, Alessandra Farias Sampaio, e pela antropóloga Clarisse Jabour.
Ao todo, foram 31 homenageados, incluindo a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o padre Júlio Lancellotti e o bispo da Igreja Universal Alessandro Paschoal, entre outros (confira a lista completa abaixo).
Saiba Mais
- Política Moraes manda prender empresário que chamou atiradores para Brasília
- Política Câmara aprova projeto que prorroga subsídios para geração de energia solar
- Política Câmara ouve general Heleno sobre escalada da violência pela extrema-direita
- Política Mourão critica legislação da UE sobre importação de produtos agrícolas
A entrega da medalha foi realizada nesta manhã. A condecoração é destinada a pessoas ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil, e os nomes são indicados por líderes partidários e por membros da Mesa Diretora da Câmara.
Os certificados de recebimento da medalha foram entregues a Alessandra Sampaio e Clarisse Jabour pelo líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG), e pelo 1º vice-presidente da Câmara, Lincoln Portela (PL- MG).
“O legado dos dois em defesa dos povos originários e da Amazônia jamais será esquecido”, disse Reginaldo Lopes em sua conta no Twitter. Dom Phillips e Bruno Pereira foram indicados pelo PT e pelo Psol para o recebimento da medalha.
Homenageamos Bruno Pereira e Dom Phillips com a Medalha do Mérito Legislativo,maior honraria concedida pela Câmara. Tive a honra de entregar a homenagem para a esposa de Dom, Alessandra Sampaio. O legado dos dois em defesa dos povos originários e da Amazônia jamais será esquecido pic.twitter.com/Lt8cON8oUu
— Reginaldo Lopes (@ReginaldoLopes) December 7, 2022
Confira todos os condecorados com a Medalha Mérito Legislativo 2022:
Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT)
Alessandro Rodrigo Paschoal - Bispo da Igreja Universal
Álvaro Alén Sanches - Presidente da Assembleia de Deus Missão aos Povos em Uberlândia
Antonio Eduardo Gonçalves de Rueda - vice-presidente do União Brasil
Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)
Associação Livres
Bruno da Cunha Araújo Pereira - Indigenista e servidor de carreira da Funai
Carlos Alberto dos Santos Cruz - General do Exército do Brasil
Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho - Médico e professor da Universidade Federal do Ceará (UFCE)
Dom Jacinto Inácio Flach - Bispo Diocesano de Criciúma
Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Dominic Mark Phillips (Dom Phillips) - Jornalista Britânico
Eduardo Barbosa - Deputado Federal (PSDB-MG)
Francisco Lopes da Silva (Chico Lopes) - Ex-Deputado Federal
Hospital e Maternidade Santa Maria (Instituto Social Medianeiras da Paz)
Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.