CÂMARA

Michelle Bolsonaro receberá mesma condecoração que padre Júlio Lancellotti

A medalha também será concedida, em homenagem post mortem, ao jornalista Dom Phillips e ao indigenista Bruno Pereira, assassinados no Vale do Javari em junho deste ano

Correio Braziliense
postado em 06/12/2022 18:35
 (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

A primeira-dama Michelle Bolsonaro recebe, nesta quarta-feira (7/12), a medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. Ela estará ao lado do padre Júlio Lancellotti, conhecido internacionalmente pela jornada de auxílio a pessoas em situação de rua e com fome em São Paulo, que também receberá a condecoração, destinada a autoridades e personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Na mesma cerimônia, o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, assassinados no Vale do Javari (AM) em junho deste ano, serão homenageados com a condecoração — as medalhas serão entregues às cônjuges ou algum familiar dos homenageados.

Criada em 1983, a premiação ocorre anualmente. “O indicado pode ser cientista, político, ator, cantor, religioso, enfim, pessoas que, em certo momento da história do País, realizaram algum trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro”, detalha o site da Câmara sobre a condecoração.

Outras 31 pessoas ou entidades também receberão a condecoração, entre elas o general Carlos Alberto Santa Cruz e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A premiação ocorre às 10h e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube.

Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro (PL), o fotógrafo Sebastião Salgado e o filósofo e educador Paulo Freire receberam a condecoração.

Como funciona a indicação

De acordo com a Câmara, cada líder partidário pode indicar uma entidade ou pessoas para ser condecorada. Já os membros da Mesa Diretora têm direito a dois nomes para a premiação. A Câmara, no entanto, não divulgou quem indicou cada condecorado.

A única proibição definida pela Casa é a indicação de empresas que estão no Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) por corrupção e pessoas físicas enquadradas na Lei de Inelegibilidade ou Lei de Responsabilidade Fiscal.

As medalhas são entregues sempre entre os meses de novembro e dezembro, de acordo com calendário definido pela Mesa Diretora. Na cerimônia, as condecorações são entregues pelo presidente da Câmara e pela Segunda-Secretária da Mesa.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação