Congresso

Comissão do Senado aprecia relatório sobre deficit de aprendizado na pandemia

Texto contém 30 sugestões para recuperar o deficit educacional da pandemia e será apreciado pela Comissão de Educação nesta quinta-feira (8/12)

Victor Correia
postado em 06/12/2022 14:26 / atualizado em 06/12/2022 14:28
Presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI) assina prefáciop do relatório -  (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
Presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI) assina prefáciop do relatório - (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado apreciará nesta quinta-feira (8/12) o relatório produzido pela Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, que contém 30 sugestões para recuperar o deficit de aprendizado em crianças e adolescentes instaurado durante a pandemia da covid-19.

O documento foi aprovado ontem pela subcomissão, presidida pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR) e composta por cinco senadores, após mais de um ano de trabalho. O grupo realizou 20 audiências públicas com autoridades, especialistas e membros da sociedade civil.

“O resultado geral da crise foi extremamente prejudicial para a maioria dos estudantes, especialmente aqueles de famílias mais pobres e vulneráveis econômica e socialmente”, diz o prefácio do relatório, assinado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

“É fundamental a recomposição do orçamento das políticas educacionais, que vêm sofrendo substanciais perdas ao longo dos últimos anos, especialmente no que se refere à capacidade de o MEC [Ministério da Educação e Cultura] induzir as redes subnacionais para o cumprimento do pleno exercício do direito à educação”, acrescenta o relatório.

Entre as medidas propostas pelo documento estão a proposição de um “Pacto Nacional pela garantia do acesso e permanência da escola com aprendizagem”, um programa para ampliar o número de vagas da educação infantil na rede pública, criação de um programa de transferência de renda ou poupança para alunos que terminem o ensino médio e a instituição de uma política nacional permanente de saúde mental nas escolas públicas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação