O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (2/12) que começará a indicar os nomes que ocuparão os ministérios após sua diplomação, em 12 de dezembro, e que já tem "80% dos ministérios na cabeça". Lula disse ainda que o fato de não indicar a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, como ministra é um reconhecimento do seu papel como presidente da sigla.
"Não precisa ninguém ficar nervoso, não precisa ficar ninguém ansioso. No fundo, no fundo, já tenho 80% dos ministérios na cabeça", disse Lula. O presidente eleito participou de uma entrevista coletiva nesta manhã ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição. Após a coletiva, Lula seguiu para São Paulo, onde verá o jogo da Seleção Brasileira na Copa.
"A base dos meus ministérios será a base dos ministérios que eu tinha no meu segundo mandato mais o Ministério dos Povos Originários", afirmou ainda Lula. Ele também comentou o fato de ter mantido Gleisi Hoffmann no cargo de presidente do PT, e não indicá-la a um Ministério.
"É um reconhecimento do papel que. Gleisi tem na organização política do PT no Brasil", afirmou, ao lado de Gleisi na coletiva. "O fato dela não ser ministra é o reconhecimento da grandeza dela. Ela vai ter muito trabalho, certamente mais trabalho do que qualquer ministro", completou.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Pós-eleição segue com violência, perseguições, ameaças e mortes
- Política Lula quer Maduro na posse, mas portaria de Bolsonaro vira entrave para convite
- Política O que fez o PT mudar seu discurso sobre o orçamento secreto?
- Política Lira concede aposentadoria de deputado federal a Jair Bolsonaro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.