NOVO GOVERNO

GT vai sugerir ministérios das Mulheres e dos Direitos Humanos

A ex-ministra Eleonora Menicucci esteve no CCBB nesta quarta-feira (30/11) e informou que essa será a sugestão ao presidente eleito. Ela integra o GT de Mulheres da transição

A ex-ministra Eleonora Menicucci declarou, nesta quarta-feira (30/11), que o novo governo terá ministérios separados para as Mulheres e Direitos Humanos. Menicucci chefiou a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres durante o governo de Dilma Rousseff (PT) e integra o grupo de trabalho (GT) de Mulheres do governo de transição.

Questionada sobre as sugestões que o GT fará ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ex-ministra respondeu que “primeiro será revogar os nomes de Ministério da Família e dos Direitos Humanos e passar para Ministério das Mulheres, Ministério da Igualdade Racial e Ministério dos Direitos Humanos e da Juventude”. Menicucci esteve no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na manhã de hoje (30/11).

A pasta foi rebatizada para Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), e foi chefiada pela senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF). O GT das Mulheres da transição aponta que o atual governo promoveu um desmonte orçamentário no setor, colocando em risco, por exemplo, o funcionamento do da Central de Atendimento à Mulher, canal dedicado a atender vítimas de violência doméstica.

Sobre o orçamento da pasta, Menicucci não citou números, mas afirmou que “nós vamos propor a volta dos recursos que tínhamos quando fomos golpeados”. Segundo a equipe do GT, o setor tem apenas R$ 23 milhões previstos no Orçamento de 2023, 10% do recurso alocado em 2015, ainda no governo de Dilma.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Saiba Mais

- Brazil's Minister of the Secretariat of Policies for Women, Eleonora Menicucci, speaks during the XII Regional Conference of Women in Latin Americathe Caribbean, organized by the Economic Commission for Latin Americathe Caribbean (ECLAC) in Santo Domingo, on October 15, 2013. The conference on women will focus on gender equality, empowerment of womeninformationcommunications technologies. AFP PHOTO/Erika SANTELICES
Arquivo Pessoal - Eleonora Menicucci: "O protagonismo das mulheres visto hoje é fruto de persistência e de muita luta"
Arquivo Pessoal - Eleonora Menicucci: "O protagonismo das mulheres visto hoje é fruto de persistência e de muita luta"
NELSON ALMEIDA / AFP - (FILES) In this file photo taken on April 09, 2019, Brazilian football great Edson Arantes do Nascimento, known as Pele, arrives at Guarulhos International Airport, in Guarulhos some 25km from Sao Paulo, Brazil. Brazilian football legend Pele expressed his solidarity on October 3, 2022, with the families of the stampede victims at a football stadium in Indonesia and said that "violence does not go with sport". (Photo by NELSON ALMEIDA / AFP)