O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília na noite deste domingo (27/11) para retomar os trabalhos da transição de governo. Lula retorna à capital após passar por cirurgia para remover uma lesão da laringe, em São Paulo, e cumprir o período de repouso.
Ele deve despachar do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição. O futuro chefe do Executivo chegou à capital por volta das 20h30 acompanhado da futura primeira-dama, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, e do ex-ministro Fernando Haddad (PT), que vem sendo cotado para comandar o Ministério da Fazenda do novo governo.
Uma das missões importantes é liderar as negociações a respeito da chamada "PEC da Transição". Terça-feira (29) é indicada como a data limite para o texto iniciar a tramitação no Congresso. Nas conversas com interlocutores da transição não se fala em desistir da PEC. Ela deve sair, seja nessa legislatura, seja na próxima, se essa for a vontade de Lula.
Compromissos e cirurgia
Nas últimas duas semanas, o presidente eleito ficou ausente de Brasília. Ele precisou se recuperar em São Paulo de uma cirurgia para retirar uma lesão na laringe e, antes disso, participou da Conferência do Clima (COP 27) no Egito.
Saiba Mais
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!