Os Grupos de Trabalho (GT) de Agricultura e Pesca do governo de transição têm posições divergentes sobre a recriação do Ministério da Pesca e da Aquicultura, uma das promessas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A senadora Kátia Abreu (PP-TO) declarou nesta quinta-feira (24/11) que a equipe responsável pela Agricultura recomendará ao novo governo a manutenção da Pesca dentro da pasta. Já o GT de Pesca recomendará a recriação do ministério.
“É quase consenso nesse GT de Agricultura que a Pesca é muito importante para o agro como um todo, e que será bem cuidada. Mas é importante que muitas entidades representantes queiram continuar no Ministério da Agricultura”, afirmou a senadora à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, sede do governo de transição. “Mas isso quem vai decidir é o presidente e o seu futuro ministro”, acrescentou.
Saiba Mais
O Fórum Nacional de Aquicultura e Pesca (FNAP), composto por 12 entidades do setor, defendeu, em documento enviado à equipe de transição, o fortalecimento da atual Secretaria de Aquicultura e Pesca, mas também que o tema se mantenha vinculado à Agricultura.
Promessa de campanha
Durante a campanha, Lula defendeu a recriação do Ministério da Pesca e da Aquicultura, inaugurado em seu governo e descontinuado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015. “Quero dizer aos pescadores que nós vamos recriar o Ministério da Pesca, porque é uma vergonha um país que tem oito mil quilômetros de costa marítima, que tem 12% de água doce do mundo, a Pesca estar ligada ao Ministério da Agricultura”, disse o petista em setembro durante encontro com lideranças dos Povos Originários, no Pará.
A promessa também foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as últimas semanas da campanha eleitoral.
O GT de Pesca, responsável por fazer um diagnóstico do setor, deve sugerir a recriação da pasta. “Nós queremos fortalecer o setor e, sobretudo, propor para o presidente Lula a recriação do ministério da Pesca e da Aquicultura para que nós possamos dar uma contribuição muito importante para esse setor”, declarou o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), que compõe a equipe, em vídeo divulgado na quarta-feira (23) ao lado do coordenador do grupo técnico, o ex-ministro da Pesca e da Aquicultura Altemir Gregolin.
O GT da Pesca iniciou ontem um encontro com lideranças da pesca artesanal, industrial e esportiva, da aquicultura e com pesquisadores do setor.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!