O grupo técnico do governo de transição responsável pela Saúde reuniu-se no início da noite desta terça-feira (22/11) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, e recebeu da Corte de Contas um relatório contendo informações sobre o estado do setor no Brasil. O grupo de reunirá ainda na quarta-feira (23/11), às 15h30, com o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Na saída do encontro, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o documento auxiliará o grupo técnico a fazer um diagnóstico das políticas públicas em saúde do país, mas adiantou que há um desmonte. "Isso ressoa sobre temas como a gestão dos hospitais no Rio de Janeiro, a questão da funcionalidade, das dificuldades em relação às Organizações Sociais (OS) que administram estruturas públicas na área da Saúde", declarou o parlamentar.
Saiba Mais
Costa também afirmou haver um "apagão tecnológico" no ministério da Saúde. "Temos receio que haja uma ação articulada para que sejam apagados dados e informações que são relevantes para a futura gestão e também para que os responsáveis por irregularidades sejam efetivamente punidos", revelou o senador.
Também participou do encontro com Dantas o ex-ministro da Saúde Arthur Chioro, que também integra o grupo técnico de Saúde da transição. Questionado sobre o risco de descontinuidade dos serviços no próximo governo, Chioro respondeu que "já existe, nesse momento, descontinuidade. Nós estamos enfrentando problemas no abastecimento de medicamentos, vacinas, em particular a vacina da covid-19. Nós temos vários grupos dos ciclos de vida que hoje não conseguem ter acesso à vacina".
O ex-ministro questionou ainda o sigilo imposto pelo atual governo aos estoques, à compra e ao cronograma das vacinas, defendendo que isso prejudica o planejamento para a próxima gestão.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.