Transição

Janones pede que Nardes vá à Câmara esclarecer incitação de atos golpistas

Ministro tentou justificar as falas, mas deputado federal afirma que ministro ainda deve explicações

O deputado federal André Janones (PROS-MG) protocolou um requerimento para que o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, vá à Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos sobre ter incitado manifestantes bolsonaristas que fazem manifestações antidemocráticas.

“Protocolei hoje, na primeira hora do dia, um requerimento para que o Ministro do Tribunal de Contas da União, Senhor João Augusto Ribeiro Nardes, compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre suas declarações de cunho golpista. A semana promete!”, publicou no Twitter.

A fala do ministro do TCU veio à público após o vazamento de um áudio enviado a amigos por um aplicativo de mensagens. Nardes diz, que “é questão de horas, dias, no máximo. Uma semana, duas, talvez menos, para que um desenlace bastante forte na nação ocorra”, disse em referência às manifestações que pedem intervenção militar.

Horas depois, Augusto Nardes tentou justificar as falas e, repudiou “peremptoriamente” as manifestações de cunho golpista. “O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”, publicou em nota.

Mesmo com a justificativa, Janones afirmou que vai prosseguir com o pedido de esclarecimentos à Câmara. “Bastou eu protocolar o requerimento pra que o ministro Augusto Nardes explicasse sua fala em apoio aos golpistas que o mesmo já voltou atrás, com o rabinho entre as pernas. Covardia é a marca registrada do bolsonarismo. Tarde demais! Vai ter que se explicar sim, debaixo de vara!”, publicou.

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RS), também questionou as falar do ministro do TCU. “Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?”, publicou.

Saiba Mais

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!