Novo governo

Lula reabre relações com Portugal, onde chegou de jatinho emprestado de empresário

O petista foi recebido com pompas no Palácio de Belém, sede do governo português, para uma conversa sobre política e economia e, principalmente, sobre o forte crescimento da comunidade brasileira em território luso

Lisboa — O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reabriram hoje as relações entre os dois países. O petista foi recebido com pompas no Palácio de Belém, sede do governo português, para uma conversa sobre política e economia e, principalmente, sobre o forte crescimento da comunidade brasileira em território luso. O atual presidente, Jair Bolsonaro, nunca visitou Portugal em seus quatro anos de governo. Foi o primeiro encontro bilateral de Lula com um chefe de Estado desde que foi eleito.

O encontro foi marcado por muita troca de elogios, indicando que projetos de interesse de Brasil e Portugal devem ser destravados. Lula chegou 20 minutos antes do horário previsto e foi recebido na porta por Rebelo de Sousa. Caía uma leve chuva no momento. O líder brasileiro acabou dando de cara com o presidente de Moçambique, Filipe Nyesi. Os três posaram para as fotos oficiais.

Lula desembarcou em Portugal no final da manhã. Ele veio direto do Egito, onde participou da COP27. O presidente eleito está usando o mesmo jatinho emprestado pelo empresário José Seripieri Filho, conhecido por Júnior, ex-dono da Qualicorp. Ele foi delator da Lava-Jato e pegou R$ 200 milhões por meio de um processo de delação premiada. Lula ainda não falou sobre esse empréstimo.

Antes de se encontrar com o presidente de Portugal, Lula almoçou no Cícero Bistrô, que pertence ao ex-banqueiro Paulo Della Nora. Além de parte de sua comitiva, que conta com a futura primeira-dama, Janja, e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, ele teve como companhia à mesa o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o economista José Roberto Afonso, um dos pais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O presidente eleito comeu camarões com robalo e arroz e tomou espumante.

Vicente Nunes/ CB - Policia em Portugal precisa intervir na manifestação
Vicente Nunes/ CB - Manifestantes em apoio ao presidente Bolsonaro em Portugal
Vicente Nunes/ CB - Manifestantes em apoio ao presidente Bolsonaro em Portugal
Vicente Nunes/ CB - Manifestantes em apoio a Lula em Portugal
Vicente Nunes/ CB - Manifestantes em apoio a Lula em Portugal
Vicente Nunes/ CB - Manifestantes em apoio a Lula em Portugal
Vicente Nunes/ CB - Manifestantes em apoio a Lula em Portugal
Vicente Nunes/ CB - Lula com presidente português
Vicente Nunes/ CB - Lula com presidente português

Na porta do Palácio de Belém, a polícia foi obrigada a reforçar a segurança. Apoiadores de Lula e defensores de Bolsonaro se enfrentaram aos gritos. A orientação foi evitar atos de violência e garantir o funcionamento do trânsito. A gritaria permaneceu durante todo o período em que Lula esteve no Palácio de Belém. Ele ainda se encontrará nesta sexta-feira com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. No sábado, pela manhã, conversará com cerca de 200 representantes de movimentos sociais.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Saiba Mais