Lisboa — O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Lisboa e foi direto para um almoço no Cícero Bistrô, no charmoso bairro do Campo de Ourique. O restaurante na capital portuguesa pertence ao ex-banqueiro Paulo Dalla Mora. Além da parte da comitiva, o petista teve à mesa o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas, um dos pais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O presidente eleito comeu camarão vermelho carabineiro com robalo do mar pescado com anzol, com molho de dendê e leite de coco. No acompanhamento, arroz com salsa. Preço: 29 euros. Lula tomou espumante durante toda a refeição. Segundo o chef do restaurante, Hugo Cortez, 42 anos, ele foi avisado hoje pela manhã que o petista almoçaria no local. "Foi uma alegria, mas não houve correria, pois temos tudo muito bem organizado", disse o português de Lisboa, na profissão desde 2006.
Desde a chegada de Lula ao restaurante, uma multidão começou a se aglomerar na porta, alguns com bandeiras do PT. Muitos jovens entoavam músicas características da campanha. O ex-ministro da Educação Fernando Haddad foi o primeiro a deixar o estabelecimento e foi ovacionado. Lula e a futura primeira-dama, Janja, os últimos a saírem, sob muitos aplausos. O presidente eleito cumprimentou boa parte dos presentes.
Por causa do grande número de pessoas, a polícia foi chamada para garantir o fluxo normal do trânsito e evitar qualquer ato de violência. Mas tudo transcorreu de forma tranquila. A segurança pessoal do presidente eleito tentou afastar a multidão, mas não teve muito sucesso.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.