Após o discurso do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27, o Greenpeace elogiou o discurso do vencedor das urnas no último dia 30, e classificou como "um excelente começo". Contudo, alertou que vai cobrar o "cobrador", em referência ao fato de Lula afirmar que cobrará dos países o cumprimento dos acordos assumidos.
“Lula reafirmou de forma enfática seu compromisso com o desmatamento zero até 2030, com a transição energética, e disse que vai cobrar os US$ 100 bilhões em financiamento climático prometidos pelos países ricos para conter o avanço da crise climática. Lula se colocou como 'cobrador' dos países ricos. O Greenpeace Brasil celebra saber que o Brasil, nas palavras do presidente eleito, terá um papel de destaque nas discussões sobre o clima”, destacou, em nota, Carolina Pasquali, diretora executiva do Greenpeace Brasil.
Saiba Mais
"É um excelente começo. Mas seguiremos assumindo a postura que sempre tivemos: cobrando, e desta vez, do ‘cobrador’”, acrescentou a ambientalista.
Lula participa da COP27, que ocorre desde o último dia 6, em Sharm El-Sheikh, no Egito, e termina no próximo dia 18 e, em seu discurso, reforçou que o meio ambiente terá prioridade no novo governo e partiu em defesa da Amazônia. "Não há segurança climática sem a Amazônia protegida", destacou. Ele sugeriu que a COP30, em 2025, seja realizada no Brasil e na região amazônica.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!