TRANSIÇÃO

Comitê de Lula contra a fome começa a reunir dados do governo Bolsonaro

Grupo que tem a senadora Simone Tebet e o deputado mineiro André Quintão definiu cronograma de ações e vai se debruçar sobre formas de diminuir as desigualdades

O grupo técnico sobre Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a reunir informações sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na área de Assistência Social. A ideia do comitê, que se reuniu pela primeira vez na véspera do feriado da Proclamação da República, nesta terça-feira (15/11), é organizar uma agenda de conversas com representantes dos diferentes setores envolvidos no debate sobre a diminuição das desigualdades.

Entre os participantes do grupo sobre Desenvolvimento Social está a senadora Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada no primeiro turno da eleição presidencial. O deputado estadual mineiro André Quintão (PT), assistente social e sociólogo, também faz parte da força-tarefa. A equipe tem, ao todo, sete componentes.

Depois de obter as informações sobre o Desenvolvimento Social e analisá-las, o grupo vai propor, a Lula, ações ligadas ao tema. O cronograma de trabalho da equipe já está traçado.

Além de Quintão e de Tebet, estão no grupo de trabalho as ex-ministras do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e Márcia Lopes, e a chefe de cozinha Bela Gil, filha do cantor Gilberto Gil. Participam, ainda, o secretário-executivo do MDB, Reinaldo Takarabe, e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan) da instituição, Renato Sérgio Jamil Maluf.

Saiba Mais

Mais nomeados no Diário Oficial da União

Ontem, Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito e coordenador-geral do gabinete de transição, anunciou a composição de parte dos 31 núcleos do processo de passagem de bastão entre governos. Hoje, o Diário Oficial da União (DOU) oficializou os nomes dos participantes das comissões sobre Cidades, Cultura, Educação, Esporte, Infraestrutura e Juventude.

Entre os interlocutores que vão tratar da Infraestrutura, está o senador mineiro Alexandre Silveira (PSD). Como mostrou o Estado de Minas, ele é cotado para assumir uma pasta fruto do provável desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta deve originar o retorno dos ministérios das Cidades e da Infraestrutura. Ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (Dnit), Silveira é citado, também, para retornar ao comando da autarquia.

Na Cultura, Minas Gerais vai ser representada pela deputada federal Áurea Carolina (Psol), que não tentou a reeleição neste ano. Na Educação, o estado vai ter a deputada estadual eleita Macaé Evaristo (PT), ex-secretária estadual da área.

GT de Esporte ganha dois novos componentes

As nomeações presentes no Diário Oficial da União ampliaram, para dez, o número de participantes do grupo técnico sobre Esporte. Somaram-se ao grupo anunciado por Alckmin o deputado federal Aliel Machado, do PV do Paraná, e Marcelo Medeiros Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Eles vão trabalhar ao lado de nomes como Ana Moser, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei, e Raí, ex-jogador de futebol e campeão da Copa do Mundo de 1994 pelo time nacional.