O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal (FORVM) iniciou o processo eleitoral para formação de lista sêxtupla e indicação de nomes para o cargo de Advogado-Geral da União (AGU). A lista irá ser entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que assumirá o Palácio do Planalto em 2023.
O documento conterá os nomes que, na opinião da entidade, têm maior competência técnica para liderar a AGU. O FORVM é formado pela Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), pela Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur) e pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).
Saiba Mais
A condição de Membro da Advocacia-Geral da União é compreendida por advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional, como requisito essencial para ocupar o posto máximo da instituição.
Os associados à Anauni e à Anajur votarão exclusivamente em advogados da União, ao passo que os filiados ao Sinprofaz poderão votar apenas em procuradores da Fazenda Nacional.
Duas fases
O processo eleitoral compreenderá duas etapas. Na primeira, já aberta, os membros da AGU associados poderão indicar até cinco nomes. Na semana que vem será divulgada a lista, em ordem alfabética, dos 10 mais votados de cada carreira. Já na segunda fase, os mais votados da primeira parte serão submetidos a nova eleição, na qual os associados às entidades poderão indicar até três nomes.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.