O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta terça-feira (1º/11) o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, no Palácio da Alvorada. Mesmo após quase dois dias do resultado das urnas, o chefe do Executivo ainda não reconheceu a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e segue em silêncio.
Bolsonaro recebeu também a visita do vice da chapa, Walter Braga Netto, do filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além do deputado Hélio Lopes (PL-RJ) e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
O chefe do Executivo ainda convidou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para uma conversa, hoje, no Palácio da Alvorada. De acordo com um aliado do presidente, Bolsonaro não deve contestar o resultado do pleito, mas queria conversar sobre o que classifica como injustiças no processo eleitoral. Os ministros apenas aceitariam o convite se ele se pronunciasse antes, aceitando o resultado do pleito, porém, o convite foi declinado pelos magistrados, que não querem ter a imagem vinculada ao presidente. Há a previsão de um pronunciamento de Bolsonaro ainda esta tarde.
Saiba Mais
Ontem pela manhã, no Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo recebeu aliados e cumpriu expediente parte do dia no Planalto, onde se reuniu com o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, Flávia Arruda e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.
Ao retornar à residência oficial, por volta das 16h de segunda-feira (31/10), Bolsonaro não falou com a imprensa, mas recebeu visitas como a do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Assessores disseram ainda que o presidente passou o dia redigindo o pronunciamento a ser dado e ouvindo conselhos da base aliada e de ministros.
No domingo , data do segundo turno, Bolsonaro preferiu se recolher e não recebeu aliados nem simpatizantes. Entre os líderes mundiais que reconheceram Lula como presidente estão Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Emmanuel Macron (França), Joe Biden (Estados Unidos) e Gabriel Boric (Chile).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!