A ex-ministra Eleonora Menicucci declarou, nesta quarta-feira (30/11), que o novo governo terá ministérios separados para as Mulheres e Direitos Humanos. Menicucci chefiou a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres durante o governo de Dilma Rousseff (PT) e integra o grupo de trabalho (GT) de Mulheres do governo de transição.
Questionada sobre as sugestões que o GT fará ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ex-ministra respondeu que “primeiro será revogar os nomes de Ministério da Família e dos Direitos Humanos e passar para Ministério das Mulheres, Ministério da Igualdade Racial e Ministério dos Direitos Humanos e da Juventude”. Menicucci esteve no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na manhã de hoje (30/11).
A pasta foi rebatizada para Ministério das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), e foi chefiada pela senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF). O GT das Mulheres da transição aponta que o atual governo promoveu um desmonte orçamentário no setor, colocando em risco, por exemplo, o funcionamento do da Central de Atendimento à Mulher, canal dedicado a atender vítimas de violência doméstica.
Sobre o orçamento da pasta, Menicucci não citou números, mas afirmou que “nós vamos propor a volta dos recursos que tínhamos quando fomos golpeados”. Segundo a equipe do GT, o setor tem apenas R$ 23 milhões previstos no Orçamento de 2023, 10% do recurso alocado em 2015, ainda no governo de Dilma.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
- Política Pacheco diz que PEC da Transição pode ser apreciada na próxima semana
- Política STF volta a julgar habeas corpus que pode soltar Sérgio Cabral
- Política Kátia Abreu se diz contra desmembramento do Ministério da Agricultura
- Política Militares recebem bem o nome de José Múcio como ministro da Defesa de Lula
- Política Análise: Com Lula, a grande política volta ao Congresso
- Política PL lança Marinho ao Senado e sela apoio a Lira durante jantar com Bolsonaro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.