O projeto que regulamenta o lobby pode ser votado ainda esta semana no Congresso Nacional. Previsto na pauta do plenário da Câmara dos Deputados para esta terça-feira (29/11), a proposta tramita há décadas no Legislativo e, apesar de não ter sido regulamentada, a atividade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 2018 e recebeu o nome de "relações institucionais e governamentais (RIG)".
A votação do projeto chegou a entrar na pauta da última semana, mas foi retirado para ajustes no texto. O relator, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), deverá apresentar um novo parecer. Andrada também realizou o pedido de urgência para a votação, o qual foi acatado pelos deputados em abril.
Um dos principais objetivos da aprovação da proposta é fornecer mais transparência aos processos de participação da sociedade civil no Legislativo. A proposta ganhou novo fôlego este ano por conta da recomendação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A OCDE orienta a implementação das normas para a atividade, com o objetivo de viabilizar a participação do país na entidade, o que colocou a medida na lista de prioridades do governo no Parlamento neste ano.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Marina Silva diz que "pautas bomba" não serão votadas durante transição
- Política Mourão bloqueia perfil que o apelidou de 'Paquita da Ditadura' e redes reagem
- Política Eduardo Bolsonaro é criticado após ser flagrado em jogo do Brasil no Catar
- Política Lula reúne-se com líderes do MDB na sede da transição, em Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.