Líderes do MDB vão, nesta segunda-feira (28/11), ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para uma reunião com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é discutir articulação política com o futuro governo.
Segundo fontes do partido, participarão do encontro o deputado federal Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), o governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. A reunião está marcada para o final da tarde.
Lula está no CCBB, sede do governo de transição, desde a manhã de hoje. O petista reuniu-se com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e aliados, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, os ex-ministros Jaques Wagner, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, e os deputados federais Reginaldo Lopes (PT-MG), José Guimarães (PT-CE) e Márcio Macêdo (PT-SE).
O encontro com membros do MDB ocorre em meio à dificuldade de tramitação da PEC do Bolsa Família no Congresso Nacional, considerada vital para o sucesso do novo governo. Há críticas no MDB em relação ao pouco espaço que o partido está tendo na negociação do texto e na formação do novo governo, o que deve ser tratado na reunião.
No governo de transição, a expectativa é de que a presença de Lula ajude a desatar os nós formados até agora. Também se espera a definição dos primeiros ministros durante esta semana, especialmente o ministro da Fazenda.
Saiba Mais
- Política Líderes do PT veem "início de convergência" sobre PEC, prioridade da transição
- Política Marina Silva diz que "pautas bomba" não serão votadas durante transição
- Política Mourão bloqueia perfil que o apelidou de 'Paquita da Ditadura' e redes reagem
- Política Eduardo Bolsonaro é criticado após ser flagrado em jogo do Brasil no Catar
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.