Apontado como agressor do baiano Gilberto Gil, durante a partida do Brasil contra a Sérvia, na quarta-feira (24/11), Ranier Lamache usou o Twitter, neste domingo (27/11), para dizer não ter sido ele quem proferiu xingamentos contra o músico e a produtora artística Flora Gil.
O momento, publicado em vídeo pelo deputado federal André Janones, mostra Ranier e outros torcedores do Brasil que provocam o casal Gil. As palavras ditas contra o Gil e Flora abrangem xingamentos e frases de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro.
A nova onda da extrema direita é cometer crimes. É terrorismo, ameaça, injúria. O crime foi filmado, aparentemente o bandido se orgulha do que fez com Gilberto Gil (80 anos de idade), a quem presto toda a minha solideriedade. Vamos tornar o vagabundo famoso. Lixo humano, escória! pic.twitter.com/xTnFX3t9G8
— André Janones (@AndreJanonesAdv) November 27, 2022
Diante da perseguição ao casal, Ranier diz ter sido o homem que entoou palavras favoráveis a Bolsonaro, em provocação a Gil, que foi ministro da Cultura do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em determinado momento, algum integrante do grupo bolsonarista diz: "Vem, vem. Você ajudou o Brasil pra c... Vamo lá. Vai lá. Valeu, Lei Rouanet. Obrigado, filho da p…". Sobre os xingamentos, Ranier pediu desculpas, mas afirmou não ter sido ele quem os proferiu: "Gostaria de me solidarizar com o Sr. Gilberto Gil e sua família em virtude da ofensa que a ele fora proferida, uma vez que eu também não gostaria de ouvi-la".
No vídeo, Ranier Lamache é o homem vestido com a camisa da seleção brasileira, com o nome de 'Papito Rani', e que usa um chapéu verde e amarelo.
Em virtude da polarização política existente hoje no Brasil, uma outra pessoa que estava atrás de mim extrapolou e desferiu um xingamento ao Sr. Gilberto Gil. Entretanto, repita-se, NÃO FOI EU!!!
— Ranier Lemache (@ranierlemache) November 27, 2022
Por fim, espero que essas palavras ecoem com a mesma velocidade e proporção do vídeo, a fim de esclarecer de vez o absurdo vínculo da minha imagem a ofensa/xingamento ocorrido.
— Ranier Lemache (@ranierlemache) November 27, 2022
As mensagens que circulam na rede social identificando Ranier como agressor de Gil dão conta de que ele é um franqueado na rede de pizzarias Domino's. Diante da repercussão do caso, a marca se pronunciou por meio da conta oficial no Twitter: "A Domino's Pizza Brasil repudia toda forma de violência e esclarece que atitudes individuais de seus franqueados não refletem o posicionamento da marca, por isso, apura o caso com toda seriedade".
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
A Domino's Pizza Brasil repudia toda forma de violência e esclarece que atitudes individuais de seus franqueados não refletem o posicionamento da marca, por isso, apura o caso com toda seriedade.
(Continua...)— Domino's Brasil (@dominosbrasil) November 27, 2022
O ataque a Gil e Flora gerou repercussão e várias manifestações de solidariedade. Além da filha do cantor, Preta Gil, Lula e a futura primeira-dama, Janja, e diversos artistas lamentaram o episódio.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Daniela Mercury tenta identificar bolsonarista que hostilizou Gil no Catar
- Política Preta Gil sobre ofensas ao pai no Catar: 'Bolsonarismo mata e fere'
- Política Constantino expõe neto de Leilane Neubarth, e ela reage: 'Você é podre'
- Política Mourão sobre o 'comunismo no Brasil': 'Não passarão'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.