O PDT aprovou ontem (22/11) um indicativo de apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada durante reunião da bancada atual do partido na Câmara e terá que ser referendada pela bancada futura, eleita neste ano, e pela executiva nacional da sigla.
“Tiramos o indicativo de apoio à recondução do presidente Arthur Lira para o comando da Câmara dos Deputados. Lembrando que, dois anos atrás, nós votamos em Baleia Rossi (MDB-SP). Então, foi uma mudança de rota”, disse o deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE) nesta quarta (23/11) ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, para a reunião do conselho político do governo de transição.
Queiroz explicou que o indicativo foi apenas da bancada atual, decidido em reunião comandada pelo líder do partido na Câmara, deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Na avaliação do deputado, o apoio a Lira será importante para a aprovação da PEC do Bolsa Família.
“O presidente Arthur vai ser fundamental para tratar dessa aprovação. Acho que o texto já está sendo afinado e deve chegar pronto no Senado para que não precise ser alterado na Câmara”, declarou Queiroz. Questionado sobre o prazo de quatro anos para a mudança de recursos do teto de gasto, o pedetista afirmou considerar o assunto "cláusula pétrea” da PEC.
“Mas isso vai ter que ser negociado com o Senado, e ele [o texto] tem que ser apresentado de forma a não haver mudanças quando ele for votado na Câmara”, declarou, citando o curto tempo para aprovação da PEC. “[Lira] está ouvindo as bancadas. Acho que tem um caminho ainda para percorrer. Está bem encaminhado o assunto. Estou animado”, acrescentou.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Sem consenso, PEC da Transição está travada no Senado; entenda dificuldades
- Política Conselho Político do novo governo volta a se reunir hoje (23/11) no CCBB
- Política Pedido focado em Bolsonaro e falha técnica: especialistas questionam contestação de eleição pelo PL
- Política Empresários acorrentam ônibus para cobrar regulação de transporte fretado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.