NOVO GOVERNO

Transição avalia revogar resolução que diminui uso do biodiesel

Em setembro de 2021, o CNPE decidiu pela redução da mistura do biodiesel ao óleo diesel, de 13% para 10%. O mesmo percentual foi mantido ao longo de 2022

Marcos Braz*
postado em 22/11/2022 17:15 / atualizado em 22/11/2022 17:44
 (crédito: Reprodução Partido Social Democrata )
(crédito: Reprodução Partido Social Democrata )

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) afirmou que o governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende rever a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que manteve em 10% o percentual de biodiesel misturado ao óleo diesel. O parlamentar, coordenador-geral da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), participou nesta terça-feira (22/11) de um evento do setor em Brasília.

Em setembro de 2021, o CNPE decidiu pela redução da mistura do biodiesel ao óleo diesel, de 13% para 10%. O mesmo percentual foi mantido ao longo de 2022 e, nesta semana, o conselho definiu pela manutenção do percentual até março do ano que vem, contrariando uma resolução de 2018, que previa a adição de 1% de biodiesel por ano, chegando a 15% em 2023.

O senador que coordena o Grupo Técnico da Agricultura na equipe de transição do governo Lula, defendeu a decisão com o argumento de que o desenvolvimento sustentável é uma das propostas de Lula. “Tenho convicção de que não há nada mais ecológico que o combustível verde, uma energia renovável, parte de uma cadeia sustentável. Além disso, tem também o aspecto social, da geração de empregos”, disse.

“Com relação à decisão do CNPE, que manteve até março do ano que vem o percentual de mistura do biodiesel, ela vai ser confirmada com um decreto. Na equipe de transição, temos um grupo atuando justamente para revogar todo o tipo de decisão tomada que contrarie aquilo que o novo governo defende”, afirmou o senador, que coordena o Grupo Técnico da Agricultura na equipe de transição do governo Lula.

Fávaro disse que ao longo dos últimos quatro anos, o setor foi alvo de um desmonte por parte da atual gestão. “Não vamos deixar isso acontecer. O presidente Lula vai revitalizar o setor do biocombustível e vamos precisar do apoio das entidades, dos pesquisadores, para termos uma excelente interlocução”.

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação