Termina hoje (19/11) o prazo para que os partidos políticos devolvam aos cofres públicos os recursos do Fundo Eleitoral não utilizados nas campanhas deste ano.
Pela legislação eleitoral, devem ser devolvidos ao Tesouro Nacional todos os recursos recebidos e que não possam ser atribuídos a alguma despesa de campanha comprovável na prestação de conta eleitoral de cada legenda e candidatura.
O prazo para todos os candidatos e candidatas entregarem as prestações de contas finais de campanha também termina neste sábado (19/11).
Despesa
No caso de recursos do Fundo Partidário, que também pôde ser aplicado nas campanhas, todo dinheiro transferido a candidatos e que não teve despesa comprovada, deve ser transferido paras as contas dos diretórios estaduais ou nacional de cada sigla. O mesmo acontece em relação a recursos provenientes de doações por pessoas físicas.
Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral, 81,35% dos recursos usados nas campanhas deste ano foram provenientes do Tesouro Nacional, o equivalente a mais de R$ 5,2 bilhões. Outro R$ 1,2 bilhão foi recebido por meio de doações privadas.
Saiba Mais
- Holofote Bolsonaro não fez "Carta à Nação" para respaldar manifestações ao contrário do que afirma vídeo
- Política Transição discutirá revogaço de decretos armamentistas de Bolsonaro
- Economia Para Alckmin, Lula é "exemplo de responsabilidade fiscal"
- Política Terremoto de Lula vai além da economia e vira crise política Pela segunda vez em poucos dias, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva provocou um terremoto nacional ao afirmar que o teto de gastos é um impeditivo para políticas sociais. As declaraç
- Política Novo governo passa por crise de credibilidade antes mesmo da posse
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.