INVESTIGAÇÃO

Diretor-geral da PRF entra de férias um dia após MPF pedir afastamento

Procuradoria disse que Silvinei Vasques fez uso indevido do cargo ao pedir votos para presidente Jair Bolsonaro (PL)

Luana Patriolino
postado em 17/11/2022 16:25 / atualizado em 17/11/2022 16:25
 (crédito: Carolina Antunes/PR)
(crédito: Carolina Antunes/PR)

Um dia após o Ministério Público Federal (MPF) pedir o afastamento do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, a corporação decretou férias do chefe do órgão na quarta-feira (16/11). Até o momento, ainda não foi informado quanto tempo Vasques ficará fora da função e nem quem irá ficar em seu lugar.

Na última terça-feira (15), o MPF solicitou o afastamento do diretor da PRF pelo período de 90 dias e uma investigação por improbidade administrativa. Segundo a procuradoria, Vasques deve responder por uso indevido da função, com desvio de finalidade, além de símbolos e imagem da instituição policial para favorecer o presidente Jair Bolsonaro (PL).



A representação foi assinada pelo procurador da República Eduardo Benones, do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial. “No período compreendido entre o anúncio oficial da candidatura e a realização do primeiro ou segundo turno das eleições, toda menção ou referência escrita, verbal ou não-verbal à figura do presidente da República e candidato à reeleição, feita por agente público em razão dessa condição, de forma ostensiva ou velada”, escreveu o autor.

Benones ainda lembrou uma postagem de Silvinei Vasques nas redes sociais, um dia antes da votação do segundo turno, pedindo voto para o Jair Bolsonaro, então candidato à reeleição.

"Não é possível [...] dissociar da narrativa desta inicial a possibilidade de que as condutas do requerido, especialmente na véspera do pleito eleitoral, tenham contribuído sobremodo para o clima de instabilidade e confronto instaurado durante o deslocamento de eleitores no dia do segundo turno das eleições e após a divulgação oficial do resultado pelo TSE", argumentou o MPF.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação