PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Apoiadores de Bolsonaro se concentram em BH para protestar neste feriado

Em todo o Brasil, bolsonaristas inconformados vão às frentes dos quartéis para manifestar contra o resultado das urnas. Em BH, o ato é na avenida Raja Gabaglia

Estado de Minas
postado em 15/11/2022 14:51 / atualizado em 15/11/2022 14:51
 (crédito: Jair Amaral/EM/DA Press)
(crédito: Jair Amaral/EM/DA Press)

Belo Horizonte já registra nesta terça-feira (15/11) uma concentração grande de inconformados com o resultado da eleição para presidente, que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 30 de outubro.

Os apoiadores de Bolsonaro ocupam a avenida Raja Gabaglia, região Centro-Sul de BH, local escolhido desde a derrota do atual presidente nas urnas para manifestações. A avenida foi fechada, a partir da rua Josafá Belo, pela Guarda Municipal de Belo Horizonte.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ampliou para todo o Brasil as punições e medidas tomadas contra empresários de transporte e empresas que financiam bloqueio de estradas e vias públicas com o objetivo de contestar o resultado das eleições deste ano, com vitória de Lula sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

De verde-amarelo, com camisas da Seleção Brasileira, os bolsonaristas descontentes estão em frente à sede do Comando da 4ª Região Militar do Exército.

No local, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) organiza um esquema de segurança que tenta garantir o direito dos manifestantes de protestar, mas que não prejudique o trânsito de pedestres e automóveis.

No Twitter, um vídeo circula mostrando que rosas amarelas serão distribuídas aos manifestantes que estiverem na Raja Gabaglia. O ato tenta angariar mais mulheres ao local.

Outros estados brasileiros também vão ter atos de protesto neste feriado da Proclamação da República (15/11). Os manifestantes protestam ainda contra o que classificam de censura que estão sofrendo e culpam o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes por isso.

A maior concentração acontece em Brasília, no Distrito Federal. O apoiadores, que se concentram dia a dia em frente ao quartel general do Exército, no Setor Militar Urbano, vão receber novos integrantes neste feriado. Na Capital Federal, são esperados carreatas e comboios de diferentes partes do país.

Outros atos estão organizados para acontecer em frente às sedes militares de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação