O PSDB reagiu às declarações do ex-ministro Guido Mantega, que disse ter entrado em contato com autoridades econômicas de países das Américas para pedir o adiamento da eleição do novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Mantega ainda contestou indicação de Ilan Goldfajn, economista e ex-presidente do Banco Central. Goldfajn foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
“As eleições se encerraram no último domingo de outubro. Mas o mesmo partido que cobra do derrotado o reconhecimento do resultado das urnas não pode ser o mesmo que não reconhece a validade do mandato que vai até 31/12 deste ano”, afirma a nota, divulgada no Twitter oficial do PSDB na noite desta sexta-feira (11/11).
Tudo é transformado em “golpe” quando o PT tem seus interesses atingidos.
— PSDB (@PSDBoficial) November 11, 2022
(+)
“Tudo é transformado em “golpe” quando o PT tem seus interesses atingidos”, continua o comunicado. “Ao boicotar a candidatura de Ilan Goldfajn à diretoria do BID, o ex-ministro Guido Mantega, além de atropelar os trâmites da instituição, mostra a pior face do PT: a incompreensão de certos processo democráticos”.
Para o partido, Goldjan, profissional respeitado e com passagens bem-sucedidas por diversas instituições, “foi indicado por um governo legitimamente eleito e o futuro governo deve respeitar a decisão. O Brasil não pode perder a vaga de organismo internacional tão relevante e com um economista com tantos serviços prestados ao País”, finaliza o comunicado tucano.
Transição
Guido Mantega é um dos integrantes da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-ministro ficará no grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão e afirmou que não será ministro no novo governo de Lula. Na economia — outro grupo estratégico —, dois dos "pais" do Plano Real também fazem parte da transição: André Lara Resende e Pérsio Arida, quadros do PSDB.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.