Novo Governo

Lula vê papel humilhante das Forças Armadas e cobra desculpa de Bolsonaro

O presidente eleito se referiu a relatório do Ministério da Defesa atestando que não houve fraudes nas urnas eletrônicas

Gabriela Ornelas
postado em 10/11/2022 15:54 / atualizado em 10/11/2022 15:55
 (crédito:  Marcelo Camargo / Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (10/11) que o resultado do relatório das Forças Armadas entregue ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi humilhante. O parecer não apontou nenhuma irregularidade nas urnas eletrônicas nas eleições de 2022. A declaração foi dada durante encontro com parlamentares no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília.

"Ontem aconteceu uma coisa humilhante, deplorável para as nossas Forças Armadas: um presidente da República, que é o chefe supremo das Forças Armadas, não tinha o direito de envolver as Forças Armadas a fazer uma comissão para investigar urnas eletrônicas, coisa que é da sociedade civil, dos partidos políticos e do congresso nacional", disse o presidente eleito.

Em sua fala, Lula também cobrou do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), um pedido de desculpas. "Eu não sei se o presidente está doente, mas ele tem a obrigação de vir à televisão e pedir desculpas para a sociedade brasileira e pedir desculpas às Forças Armadas, por ter usado as Forças Armadas, que é uma instituição séria, que é uma garantia para o povo brasileiro contra possíveis inimigos externos, que fosse humilhada, apresentando um relatório que não diz nada, absolutamente nada daquilo que ele durante tanto tempo acusou", ressaltou. 

Nova nota do Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa divulgou hoje um novo comunicado sobre o relatório enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “com a finalidade de evitar distorções do conteúdo”. No texto, a pasta esclareceu que o trabalho da equipe de militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação