Novo Governo

David Uip recusa convite para participar da equipe de transição de Lula

Ex-secretário de Saúde de São Paulo, infectologista justificou que precisa se dedicar a assuntos pessoais e familiares, mas se disse honrado com convite

Gabriela Ornelas
postado em 09/11/2022 15:58 / atualizado em 09/11/2022 16:09
 (crédito: Henrique Lessa /CB                   )
(crédito: Henrique Lessa /CB )

O infectologista David Uip recusou o convite para participar da equipe do governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O convite a Uip foi confirmado na manhã desta quarta-feira (9/11) pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que irá integrar a coordenação temática da saúde, ao lado dos ex-ministros Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Arthur Chioro.

Ex-secretário de Saude de São Paulo, David Uip afirmou que precisa se dedicar a assuntos pessoais e familiares neste momento, mas se disse honrado pelo convite para ajudar a reconstruir a saúde pública brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS) após "anos de negacionismo".


A recusa do convite foi comunicada ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador-geral da equipe de transição.

O médico se comprometeu, contudo, a ajudar com informações dos projetos que implementou quando esteve à frente da Secretaria da Saúde de São Paulo e que, em sua visão, poderiam ser adotados a nível nacional.

Uip fará a transição da pasta estadual que comanda e, no início de 2023, irá retornar ao cargo de reitor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. Também seguirá atuando em seu consultório, na zona sul da cidade de São Paulo.

David Uip coordenou o Centro de Contingência contra a Covid-19 no governo de João Doria (PSDB), no estado de São Paulo, e liderou a resistência dos médicos de São Paulo ao negacionismo do presidente Jair Bolsonaro.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação