Novo Governo

Líder do PT diz que "faltam detalhes" para finalizar PEC da Transição

Deputado federal Reginaldo Lopes estava reunido com o presidente eleito, Lula, e o presidente da Câmara, Arthur Lira

Raphael Felice
Victor Correia
postado em 09/11/2022 15:29 / atualizado em 09/11/2022 16:13
 (crédito: Wesley Amaral/Agência Câmara)
(crédito: Wesley Amaral/Agência Câmara)

O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou que faltam detalhes para o grupo da transição apresentar o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. O parlamentar estava presente em uma reunião do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo o parlamentar, a apresentação de uma PEC é a preferência de Lula, e deve ser apresentada nos próximos dias. A tendência é que o texto parta do Senado e seja apensado a uma proposta já existente na Câmara dos Deputados.

"O caminho pelo Senado é o início, para depois apensar nas PECs que já existem. Você tem uma PEC na Câmara, na comissão especial, que trata sobre transferência de recurso para enfrentar a extrema pobreza. Essa já tem comissão especial criada. Outra PEC que já tem até relator na Comissão de Constituição e Justiça e cumpriu as 10 sessões trata de excepcionalizar recursos das universidades. Você pode alterar o texto para excepcionalizar o programa Bolsa Família", disse.

Reginaldo afirmou que Arthur Lira se mostrou receptivo com a proposta e que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o ex-ministro Aluísio Mercadante devem dar os direcionamentos da proposta.

Após a reunião com Lira, a cúpula do PT agora se reúne com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Estavam presentes na reunião os deputados Odair Cunha (MG), José Guimarães (CE), Alencar Santana e a presidente da legenda, Gleisi Hoffman (RS). Também compareceu na reunião o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), coordenador da campanha de Lula nas eleições.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação