Novo Governo

Em encontro oficial, deputado do PT diz que Lira abriu portas para negociar

José Guimarães (PT-CE) conversou com Arthur Lira (PP-AL) ao mesmo tempo em que acontecia reunião de Alckmin com Marcelo Castro

Raphael Felice
postado em 03/11/2022 14:03 / atualizado em 03/11/2022 14:04
 (crédito: Mauro Pimentel / AFP)
(crédito: Mauro Pimentel / AFP)

Articulando para conseguir apoio na Câmara dos Deputados, o PT teve a primeira reunião oficial com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (3/11). O parlamentar recebeu o deputado federal José Guimarães (PT-CE), que relatou a jornalistas que o atual aliado de Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, “topa ajudar” o governo eleito com as pautas que interessam o chefe do Executivo e que são importantes para o país.

Já o deputado afirmou que a reunião com Lira teve “saldo positivo” e que o deputado do PP vai se reunir com Lula e com integrantes do PT. O petista disse ainda que, apesar do presidente da Câmara ter posicionamentos diferentes, vai buscar um melhor entendimento e está disposto a construir um bom termo para tramitação e votação de matérias que interessem ao governo eleito. Segundo Guimarães, “as portas foram democraticamente abertas”.

 

Nos bastidores, interlocutores petistas já conversam com integrantes do PP para fechar acordos e citaram nomes de caciques da legenda presidida por Ciro Nogueira como articuladores que podem ajudar nesse acordo. Existe, inclusive, a possibilidade de o PT apoiar a eleição de Arthur Lira para garantir apoio do PP.

A conversa de Guimarães com Lira ocorreu no mesmo horário em que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) — designado por Lula para tratar de ajustes no Orçamento 2023 —, e outros parlamentares petistas conversavam com o relator-geral do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI).

O grupo chegou a um acordo para apresentar a chamada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição, que tem objetivo de excepcionalizar valores para investimentos e projetos fora do teto de gastos, como o novo Bolsa Família.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação