Articulando para conseguir apoio na Câmara dos Deputados, o PT teve a primeira reunião oficial com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (3/11). O parlamentar recebeu o deputado federal José Guimarães (PT-CE), que relatou a jornalistas que o atual aliado de Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, “topa ajudar” o governo eleito com as pautas que interessam o chefe do Executivo e que são importantes para o país.
Já o deputado afirmou que a reunião com Lira teve “saldo positivo” e que o deputado do PP vai se reunir com Lula e com integrantes do PT. O petista disse ainda que, apesar do presidente da Câmara ter posicionamentos diferentes, vai buscar um melhor entendimento e está disposto a construir um bom termo para tramitação e votação de matérias que interessem ao governo eleito. Segundo Guimarães, “as portas foram democraticamente abertas”.
Saiba Mais
Nos bastidores, interlocutores petistas já conversam com integrantes do PP para fechar acordos e citaram nomes de caciques da legenda presidida por Ciro Nogueira como articuladores que podem ajudar nesse acordo. Existe, inclusive, a possibilidade de o PT apoiar a eleição de Arthur Lira para garantir apoio do PP.
A conversa de Guimarães com Lira ocorreu no mesmo horário em que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) — designado por Lula para tratar de ajustes no Orçamento 2023 —, e outros parlamentares petistas conversavam com o relator-geral do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI).
O grupo chegou a um acordo para apresentar a chamada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição, que tem objetivo de excepcionalizar valores para investimentos e projetos fora do teto de gastos, como o novo Bolsa Família.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.