A utilização de crianças durante protesto pela derrota de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial deste ano, no último domingo (30/10), será alvo de investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram os menores de idade sendo colocados em vias, como na BR-101, entre as cidades de Itajaí e Itapema.
A promotoria aponta o artigo 132 do Código Penal para investigar o caso, por "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente". "Num primeiro momento, porém, buscaremos a identificação e orientação dos envolvidos, por meio da atuação articulada das forças policiais com o Conselho Tutelar", disse o promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, em entrevista ao G1.
Desde o domingo, apoiadores do atual presidente Bolsonaro interditam algumas estradas pelo país em protesto contra o resultado da eleição presidencial, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista teve 50,9% dos votos válidos e governará o Brasil de 2023 a 2026.
Nessa quarta-feira (2), Bolsonaro divulgou vídeo pedindo para que os manifestantes desobstruam as vias. Foi o segundo pronunciamento do atual presidente após a derrota no fim de semana.
Saiba Mais
- Política PEC vai flexibilizar R$ 70 bilhões para garantir auxílio de R$ 600
- Política Após reunião com transição, PEC emergencial vai aumentar o orçamento de 2023
- Esportes Son vai passar por cirurgia no rosto e vira dúvida na Coreia do Sul para a Copa
- Política Moraes sobre bolsonaristas que fazem bloqueios: 'criminosos'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.