O primeiro pronunciamento de Jair Bolsonaro (PL) após a derrota nas urnas, realizado nesta terça-feira (1º/11), está estampado nas manchetes de jornais internacionais. Veículos como o The New York Times, El País, The Guardian, Le Monde, CNN, entre outros, trazem em destaque a declaração do presidente.
As manchetes, porém, divergem. Segundo o The New York Times, um dos principais jornais estadunidenses, a gestão de Bolsonaro "concordou em aceitar a derrota na eleição brasileira". A matéria diz ainda que o presidente brasileiro não reconheceu claramente o resultado das urnas, mas que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que "o líder de extrema-direita autorizou a a transição de poder".
Breaking News: Two days after losing Brazil’s election, President Jair Bolsonaro agreed to a transition of power without directly conceding. https://t.co/3ZO2VuXlYP
— The New York Times (@nytimes) November 1, 2022
Saiba Mais
Já na CNN international, também dos Estados Unidos, disse que Bolsonaro "quebrou o silêncio, mas falhou em conceder a eleição" a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o francês Le Monde, que também chama Bolsonaro de líder da extrema-direita, o mandatário "se comprometeu a respeitar a Constituição".
Brazilian President Jair Bolsonaro does not concede election loss in speech after days of silence, but signals cooperation with transfer of powerhttps://t.co/4FStE9Qrg5
— CNN Breaking News (@cnnbrk) November 1, 2022
Présidentielle au Brésil : Jair Bolsonaro prend la parole pour la première fois depuis sa défaite et s’engage à « respecter la Constitution » https://t.co/KpNIUt5tG2
— Le Monde (@lemondefr) November 1, 2022
No espanhol El País, a manchete diz que "Bolsonaro evita falar da derrota, mas mas abre a porta para a transição de poder no Brasil". Já o britânico The Guardian ressalta que o presidente demorou dois dias para se pronunciar, e "recusou-se a reconhecer a vitória de Lula".
ÚLTIMA HORA | Bolsonaro evita hablar de la derrota electoral ante Lula y asegura que cumplirá los mandatos de la Constitución
— EL PAÍS (@el_pais) November 1, 2022
https://t.co/AzxxeRdrhd
Bolsonaro breaks election silence but refuses to recognise Lula’s victory https://t.co/3JrhdYS2kc
— The Guardian (@guardian) November 1, 2022
Em Portugal, o Público noticiou que "sem reconhecer a derrota, Bolsonaro dá aval à normalização política". O Diário de Notícias, por sua vez, destacou a fala em que o presidente promete cumprir a Constituição. No argentino Clarín, a manchete também cita que o presidente brasileiro seguirá a Constituição, e que "ordenou iniciar a transição".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.