Um município de Mato Grosso do Sul (MS) foi protagonista de uma situação inusitada nas eleições ao computar a mesma quantidade de votos para os dois principais candidatos à Presidência da República no primeiro turno.
Em Coronel Sapucaia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Bolsonaro (PL), que tentava a reeleição, receberam exatamente a mesma quantidade de votos: ambos ficaram empatados com 45,97% dos votos válidos. No segundo turno das eleições, o cenário foi um pouco diferente. Bolsonaro recebeu 4.530 votos, contabilizando 52,55% dos válidos. Já o candidato petista obteve 4.090 votos na cidade, 47,45% do total.
Os eleitores que votaram em branco contabilizaram 1,17%; os que votaram nulo foram 4,74%; e o número de abstenções foi de 22,03%. O resultado do primeiro turno das eleições representou a polarização que o país viveu nas disputas eleitorais deste ano.
Eleições apertadas e um Brasil dividido
As eleições deste ano foi a mais polarizada da história do país. O período eleitoral chegou ao fim com a vitória apertada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista recebeu mais de 60 milhões de votos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) conseguiu 58 milhões de votos.
Com uma pequena diferença no resultado dos dois candidatos, Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos contra 49,1% de Bolsonaro. Com a apuração de 100% das urnas, o petista governará o país pela terceira vez.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!