Eleições

Lula venceu em todos os municípios de quatro estados; Bolsonaro de um

Melhor desempenho do, agora, presidente eleito foi no Nordeste, onde venceu em todas as cidades de quatro estados

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou as eleições em todos os municípios de quatro estados e Jair Bolsonaro (PL) em todos de um. O presidente eleito foi unanimidade no Piauí, Paraíba, Ceará e Sergipe. Bolsonaro venceu em Rondônia. Ao todo, Lula venceu em 13 estados, enquanto Bolsonaro em 14, incluindo o Distrito Federal.

O Piauí, inclusive, garantiu para Lula o melhor desempenho no país. No estado, o petista teve 76,86% dos votos (1.551.383) contra 23,4% de Bolsonaro (467.065). No Piauí, todos os 224 municípios elegeram Lula com mais de 60% dos votos. Em cidades como Dom Inácio, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias, Guaribas, Dirceu Arcoverde e Fartura do Piauí o petista teve mais de 90% dos votos válidos.

Já no Ceará, todos os 184 municípios preferiram Lula. O estado terminou com 69,97% dos votos para o petista e 30,03% para Bolsonaro. Em apenas quatro cidades, Lula teve pouco mais de 50% dos votos: Marco, Morrinhos, Eusébio e na capital Fortaleza. No restante, o petista teve desempenho acima do 60%.

Com todos os 223 munícipios da Paraíba dando vitória a Lula, o petista teve 66,62% dos votos do estado. Bolsonaro terminou a disputa com 33,38%. No estado, a disputa só foi mais acirrada em cinco municípios em que Lula teve pouco mais de 50% dos votos: São Bento, Campina Grande, São Miguel de Taipu, Santa Rita e a capital João Pessoa.

Já em Sergipe, Lula conseguiu 67,21% dos votos e Bolsonaro, 32,79%. Somente duas cidades, elegeram o petista com menos de 60% dos votos: Nossa Senhora do Socorro e a capital Aracaju. Todas as outras 73 cidades do estado deram vitória ao petista com mais de 60% dos votos. 

Como no primeiro turno, Lula venceu em todos os estados do Nordeste. Além do Piauí, o segundo estado em que o petista teve o melhor desempenho foi na Bahia, com 72,12% dos votos. No quarto maior colégio eleitoral do país, Lula só não venceu em dois munícipios Luís Eduardo Magalhães e Buerarema. Em Pernambuco, estado natal de Lula, ele só não venceu em Santa Cruz do Capibaribe.

Desempenho de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu as eleições em todos os 52 munícipios de Rondônia. Somente em Nova União, ele teve menos de 60% dos votos. No estado, ele garantiu 70,66% dos votos contra 29,34% de Lula.

No Rio de Janeiro, domicilio eleitoral de Bolsonaro, a situação ficou dividida. Na totalização, Bolsonaro levou a melhor com 56,53% dos votos contra 43,47% de Lula. Mas em 20 dos 92 munícipios do estado, o petista teve um desempenho melhor.

No Distrito Federal, Bolsonaro também teve um dos seus melhores desempenhos. Por aqui, ele garantiu 58,81% dos votos contra 41,19% de Lula. Entre as regiões administrativas, ele só perdeu na Asa Norte.

Saiba Mais