Em pronunciamento após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou reconhecimento do resultado das eleições e cumprimentou todos os candidatos — tantos os vitoriosos quanto os que perderam.
"Expresso reconhecimento do resultado das eleições no Brasil, de forma plena, absoluta e insuscetível de quaisquer questionamentos. Eu saúdo todos os candidatos que disputaram as eleições de primeiro e de segundo turno. Todos eles vitoriosos ou derrotados contribuíram para a construção democrática, para o debate de ideia e para a nossa democracia", começou ele em pronunciamento em frente ao Senado Federal.
- "Povo atestou credibilidade das urnas", diz Moraes após resultado das eleições
- Após derrota para Lula, presidente Bolsonaro e aliados silenciam
- "Essa vitória é do povo brasileiro", diz Lula em discurso após ser eleito
Ele também falou diretamente com o povo brasileiro "que através do voto popular e da sua manifestação soberana escolheu seus candidatos Brasil a fora", afirmou também.
Pacheco se pronunciou cerca de duas horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a vitória de Lula com 98,4% dos votos apurados.
Na sequência o parlamentar falou diretamente à chapa Lula-Alckmin. "Cumprimento em especial o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin. Desejo que a partir de janeiro de 2023, quando aqui estaremos a darmos posse aos eleitos, que possam exercer os seus mandatos com dignidade, êxito, com produtividade, espírito democrático, contribuindo para as efetivas soluções dos problemas reais do povo brasileiro", pontuou.
Em breve entrevista coletiva, o presidente do Senado ouviu também perguntas de jornalistas. Assista a íntegra do pronunciamento:
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!