Neste sábado (29/10), um vídeo com a deputada federal Carla Zambelli (PL) armada perseguindo um homem nas ruas de São Paulo viralizou nas redes e fez o autor das imagens revelar a própria identidade por medo de perseguição. O momento foi registrado por Vinícius Costa Martins, que alega estar com medo da repercussão do ocorrido.
O jornalista gravou um vídeo, publicado nas redes sociais, para explicar que está sendo ameaçado. Ele alega que os assessores da deputada tiraram fotos, filmaram e ainda tentatam pegar seu telefone.
Por motivos de segurança pessoal, Vinícius pediu que os veículos de comunicação e usuários das redes sociais divulguem seu nome ao compartilhar o vídeo do momento.
"A única proteção que eu tenho é ter meu nome e imagem divulgada no material que eu mesmo gravei e divulguei para a imprensa, para que assim pensem duas vezes antes de fazer qualquer coisa comigo", escreveu.
Ele alega que foi assediado pelos assessores da deputada e se sente ameaçado pela forma como foi tratado. "Eu fui a única pessoa que tinha as imagens no momento, e eu estou realmente temendo que algo possa acontecer por conta desse momento de polarização", disse.
"O fato por si só foi bizarro, vocês viram o que aconteceu. Eu gostaria só de pedir pra todo mundo que pudesse divulgar esse vídeo... Vários veículos não publicaram o meu nome e não quiseram citar, mesmo depois de eu ter dado o meu nome como fonte de origem desses vídeos", desabafa.
Vinícius registrou um boletim de ocorrência, mas acredita que a atitude não seja suficiente para garantir sua segurança.
Carla Zambelli persegue homem segurando uma arma
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), uma das maiores aliadas do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi filmada empunhando uma arma enquanto perseguia um homem nos Jardins, bairro nobre de São Paulo.
O caso ocorreu neste sábado (29/10), próximo a um ato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No Instagram, a deputada alegou que foi agredida pelo homem, que seria "militante de Lula".
No vídeo, o homem aparece correndo no cruzamento das alamedas Lorena e Joaquim Eugênio. Vinícius, que fez a gravação, diz "é a Zambelli, é a Zambelli". Momentos depois, a deputada aparece com uma arma na mão, apontando em direção ao homem, e grita "pega ele".
O homem tenta se esconder em um comércio. Zambelli entra no local e grita para ele: "deita no chão, deita no chão". O vídeo repercutiu nas redes sociais e levantou um debate a respeito da atitude da deputada.
O Correio Braziliense tentou contato com Vinícius Costa Martins mas, até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.