Eleições 2022

Paulo Dantas é reeleito para mais um mandato no governo de Alagoas

A apuração das urnas eletrônicas, na noite deste domingo (30/10), confirma que o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi reeleito no segundo turno

A apuração das urnas eletrônicas, na noite deste domingo (30/10), confirma que o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), foi reeleito no segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, Paulo Dantas teve 834.278 votos, 52,33% do total, e terá mais quatro anos à frente do Palácio República dos Palmares.

O opositor, Rodrigo Cunha (União) teve 759.984 votos, 47,67% do total. 

Durante a campanha para eleger o governador do estado, Paulo Dantas foi alvo da Operação Edema, da Polícia Federal (PF), que o associava a um chefe de esquema de rachadinha - desvio de dinheiro do salário dos assessores parlamentares - na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Na investigação, ocorrida no dia 11 de outubro, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão na casa do governador afastado, no Condomínio Laguna, em Marechal Deodoro (AL). As ações da PF foram autorizadas pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). À ocasião, em meio à campanha do segundo turno para o Executivo estadual, ela também determinou o afastamento de Dantas do cargo de governador por 180 dias.

Ele recuperou seu posto, após conseguir uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF). Na corte de justiça, a maioria dos ministros da 1ª turma do STF votou contra o afastamento de Paulo Dantas.

"A verdade venceu! Os ministros do STF Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso derrubaram o meu afastamento. Agora retorno ao cargo que nunca deveria ter sido tirado de mim já que sofri com fake news e ataques baixos. Aqui é a campanha da verdade. Quer o outro lado aceite ou não!", publicou Dantas, no Twitter, no último dia 24.

Embora seja investigado pela PF, Paulo Dantas liderava, dentro da margem de erro, as pesquisas eleitorais no estado. A rejeição do político, em pesquisa Ipec divulgada no último dia 28, estava em 31%, contra 27% do seu então adversário, Rodrigo Cunha.

Formado em administração de empresas, o governador de Alagoas tem 43 anos e nasceu em Maceió.

A carreira política de Paulo Dantas acumula experiências no Executivo municipal, que foi prefeito da cidade alagoana de Batalha (2005/2012), e no Legislativo do estado, entre os anos de 2018 a maio de 2022, quando foi eleito - por votação indireta - para assumir o governo de Alagoas.

À época, a escolha de Paulo Dantas para deixar o Legislativo e assumir o governo do estado ocorreu porque o então chefe do Executivo, Renan Filho, deixou o cargo para disputar o posto de senador.

O governador reeleito de Alagoas tem os apoios dos senadores Renan Filho (MDB) e do seu pai, Renan Calheiros (MDB). Sua vitória também significa um êxito contra o grupo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apoiou o então adversário de Paulo Dantas, Rodrigo Cunha (União Brasil).

Saiba Mais