Eleições

Após 28 anos sem segundo turno, Jerônimo é eleito governador da Bahia

Em disputa acirrada, os eleitores baianos decidiram por continuar com uma gestão petista no estado

O petista Jerônimo foi eleito governador da Bahia com 4.480.464 votos, 52,79%. Com 100% das urnas apuradas, o adversário dele, ACM Neto (União Brasil), teve 4.007.023 votos, 47,21% dos votos. Esta é a primeira vez em 28 anos que a disputa no estado é decidida em segundo turno. 

A corrida pelo Palácio de Ondina foi acirrada. No primeiro turno, as pesquisas indicavam a preferência do eleitorado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Mas Jerônimo levou a melhor e teve 49,45% dos votos, enquanto seu adversário teve 40,8%. Com o resultado, Jerônimo ganhou o apoio de mais de 30 prefeitos que estavam com Neto no primeiro turno.

No segundo turno, os levantamento apontavam uma disputa acirrada entre os dois. A última pesquisa do Ipec, divulgada neste sábado (29/10), indicou Jerônimo com 51% dos votos e ACM Neto com 49%. 

Jerônimo é o sucessor político do atual governador do estado, Rui Costa (PT), que ocupa a chefia do Executivo local desde 2015 e deixa o cargo com 48% de aprovação dos baianos, segundo o Instituto Datafolha.

Quem é Jerônimo 

Apesar de ser desconhecido do público, a candidatura de Jerônimo Rodrigues, 57 anos, ganhou força pelo apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve 69,73% dos votos no primeiro turno no estado. Jerônimo também contou com o apoio do governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner (PT) e o senador reeleito Otto Alencar (PSD).

PT/ divulgação - Jerônimo ao lado do ex-presidente Lula

Jerônimo foi secretário de Educação da Bahia, secretário nacional do Desenvolvimento Social e assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural. Ele é engenheiro agrônomo, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e nunca tinha disputado uma eleição antes.

O ex-secretário nasceu em Aiquara, no interior baiano, e é filho de agricultor. Ele se formou em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele também é mestre em ciências agrárias pela mesma universidade. O agora governador eleito é filiado ao PT desde 1990, quando entrou na juventude do partido.

O petista não compareceu ao último debate entre os candidatos na noite desta quinta-feira (27/10), promovido pela TV Bahia, afiliada da Globo no estado.

Jerônimo votou na manhã deste domingo (30/10) no Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, em Salvador, acompanhado do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner e do candidato a vice-governador Geraldo Júnior.

Saiba Mais