DEBATE TV GLOBO

'Se fosse negro você tinha mandado matar', diz Lula a Bolsonaro sobre Jefferson

Polêmica acerca da prisão do ex-deputada é relembrada em debate da TV Globo

O nome do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) voltou a ser destaque no debate da TV Globo, realizado na noite desta sexta-feira (28/10), entre os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Durante discussão sobre armamento para a população, o candidato petista acusou o adversário de privilegiar o petebista e disse que se fosse “um negro de uma favela” o atual presidente teria “mandado matar”.

Lula disse que não vai permitir, caso ganhe a presidência da República, que as pessoas possuam arsenal em casa, como o ex-deputado — que recebeu a Polícia Federal a tiros.

“Sabe qual é o seu modelo de cidadão pacífico? É o (Roberto) Jefferson. Armado até os dentes, atirando na Polícia Federal. Aquilo que é seu modelo de paz, de tranquilidade, o seu modelo de harmonia. No meu governo não vai ter. No meu governo é o seguinte: armas vão ter que ter autorização das Forças Armadas e a gente vai fiscalizar porque o crime organizado não pode, em nome da facilitação de armas, estar adquirindo um arsenal mais competente do que a polícia”, destacou Lula.

Jair Bolsonaro, mais uma vez, renegou o aliado e tentou se esquivar do assunto. “Não volte no assunto do Jefferson; É teu parceiro de roubalheira, de compra de votos. Esse é o Roberto Jefferson. Eu determinei, tão logo teve o episódio, lá em Levy Gasparian, que Roberto Jefferson fosse preso imediatamente e o tratamento dispensado para ele foi de bandido. Afinal de contas, quem atira em policial é bandido”, disse.

Lula rebateu a declaração e afirmou que o presidente privilegiou o aliado. “Você teve um tique? Alguém te orientou ‘se afaste do Roberto Jefferson'? Você mandou até seu ministro lá, mandou a Polícia Federal ir negociar. Por que se fosse um negro de uma favela, você tinha mandado matar. Agora, como foi o seu amigo Roberto Jefferson, você então fez questão de ficar nervoso e dizer que ele é bandido. Mas você já sabia que ele era (bandido), porque ele é seu amigo. Você disse que não tinha foto com ele. E a imprensa escancarou as suas fotos com Roberto Jefferson. Você não pode ter duas personalidades. Tenha uma só”, disse Lula.

Confira a cobertura completa no debate


 

Saiba Mais