O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta (27/10) que o Brasil está "isolado" no cenário internacional. Segundo o candidato, o único conflito que o país tem com outras nações "é o [Jair] Bolsonaro (PL)", e um chefe de Estado não deveria se envolver nos problemas de outros países. Ele participou hoje da sabatina especial dos presidenciáveis promovida pelo CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília — e da Clube 105 FM,
"Eu vou imediatamente fazer reunião com a União Europeia, com os Estados Unidos, com a China, com os países da América do Sul. Porque não é possível a gente viver num país em que o presidente não conversa com ninguém. Nem ninguém convida ele para viajar, nem ninguém quer vir aqui para o Brasil. O Brasil está isolado", declarou Lula. "Um país que não tem contencioso internacional com ninguém. O único contencioso é o Bolsonaro falando bobagem com outros países vizinhos, coisa que não é papel do presidente", acrescentou.
Saiba Mais
Segundo Lula, um chefe de Estado não deve se envolver nos problemas de outros países, mas sim cuidar do seu. O presidente Bolsonaro faz críticas constantes, inclusive em atos de campanha, a países na América Latina, especialmente a Venezuela e a Argentina.
Durante a sabatina, Lula também criticou a gestão do atual presidente no cenário interno. "É uma espécie de pequena destruição do país, além da destruição das intituições. Porque o presidente não respeita o Congresso, não respeita a Suprema Corte, não respeita o judiciário", afirmou.
Como será no dia do segundo turno das eleições
Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.