Eleições 2022

Iniciativas de checagem de fatos ganham destaque na reta final das eleições

Conheça as medidas anunciadas pelo Google que serão adotadas para proteger a integridade das plataformas digitais no segundo turno

Nessa reta final de eleições que decidirá o próximo presidente do Brasil entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), iniciativas de checagem e verificação de conteúdo suspeito na internet ganham destaque e apoio do Google.

Entre elas está o Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos de comunicação brasileiros, entre eles o Correio Braziliense, para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Saiba Mais

Outra iniciativa apoiada pela empresa de tecnologia, por meio do Google News Initiative, é o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, lançado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). Com ele, foi oferecido uma série de 40 horas de treinamento e 72 horas de mentoria a jornalista com o intuito de ampliar a cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos feita por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros.

Além disso, o YouTube Brasil e o Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ), criaram o programa Jogo Limpo, um fundo de apoio de combate à desinformação no Brasil que investiu em seis projetos inovadores  para ajudar a combater a desinformação eleitoral.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Saiba Mais