Falha técnica

Fantástico erra ao identificar tuíte de Lula com o nome de Bolsonaro

Após a confusão, a apresentadora Poliana Abritta pediu desculpas e disse que o erro será corrigido na reexibição do programa no canal Globonews e na plataforma Globoplay

O programa Fantástico deste domingo (23/10) fez uma confusão entre os candidatos à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois repudiaram os ataquesdo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) a agentes da Polícia Federal e o programa errou ao identificar o tuíte do petista com o nome de Bolsonaro. 

Reprodução/TV Globo - Fantástico identifica tuíte de Lula com o nome do adversário Bolsonaro

Após o equívoco, a apresentadora Poliana Abritta pediu desculpas e disse que o conteúdo será corrigido na reexibição do programa no canal Globonews e na plataforma Globoplay. “Na reportagem sobre a repercussão do ataque do ex-deputado Roberto Jefferson a agentes da polícia federal nós mostramos o nome do presidente Jair Bolsonaro na postagem do candidato Luiz Inácio Lula da Silva com a mensagem de solidariedade às vítimas. Pelo erro nós pedimos desculpa a você e ao candidato Lula", disse Poliana.

Zé Paulo Cardeal/TV Globo - 2015. Crédito: Zé Paulo Cardeal/TV Globo. Poliana Abritta, jornalista e apresentadora do Fantástico.

O erro ocorreu quando o Fantástico exibiu reportagens que repercutiam a prisão do ex-parlamentar, que disparou tiros e lançou três granadas contra a polícia. Dois agentes ficaram feridos. O mandado de prisão contra Roberto Jefferson foi expedido, no domingo, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Inicialmente, o ex-deputado iria para a cadeia por descumprir regras da prisão domiciliar. Após Jefferson trocar tiros com os agentes, o ministro mandou prendê-lo em flagrante sob a acusação de tentativa de homicídio.  

Além de Lula, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro também usou o Twitter para criticar Roberto Jefferson. Em vídeo, Bolsonaro presta solidariedade aos policiais atingidos pelo político e classificou como atitude de bandido quem atira em policial.

 Aliados

Embora o presidente da República critique Roberto Jefferson, os dois compartilham de bandeiras políticas semelhantes. Entre as ideias que o aproximam, a crítica a ministros do STF e a defesa do armamento. O apoio de Jefferson a Bolsonaro também é explicitado nas eleições deste ano, já que tanto ele como o PTB defendem a reeleição do atual presidente.