Eleições 2022

Bolsonaro fez insinuação contra venezuelanas pelo menos outras duas vezes

Trechos de outras falas do presidente circulam nas redes. Em uma delas, compartilhada nesta terça-feira (18/10) por Janja, esposa de Lula, Bolsonaro diz que meninas se arrumam "para fazer programa"

Além do pedido de desculpas do presidente Jair Bolsonaro (PL) às venezuelanas, circulam nas redes nesta terça-feira (18/10) registros de outras falas do chefe do Executivo nas quais ele cita a visita às imigrantes de São Sebastião antes de sua participação no canal Paparazzo Rubro-Negro, na sexta (14/10). O presidente contou a história, associando as imigrantes a prostituição, pelo menos duas outras vezes.

Uma dessas falas foi compartilhada hoje pela socióloga Rosângela da Silva, a Janja, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao podcast Collab no dia 12 de setembro deste ano, Bolsonaro relatou o mesmo episódio contado na semana passada, acusando as imigrantes de "fazer programa".

Saiba Mais

"Tinha umas 15 meninas dessa faixa etária, 14 , 15, 16 anos. Todas muito bem arrumadas. Tinham tomado banho, estavam fazendo o cabelo. Venezuelanas. Estavam se arrumando para quê? Alguém tem ideia? Quer que eu fale?", disse o presidente. "Para fazer programa. Vocês acham que elas queriam fazer isso? Qual era a fonte de sobrevivência delas? Essa", acrescentou, após resposta do apresentador.

"Cidadão de bem"

Ao compartilhar o trecho, Janja comentou: "A minha indignação só aumenta. O 'cidadão de bem' deveria ter denunciado se houvesse qualquer indício de exploração de menores. É essa proteção das famílias que ele prega?".

O presidente fez a mesma insinuação em 16 de maio deste ano, ao participar do evento "Apas Show" em São Paulo, com empresários do ramo supermercadista. Em seu discurso, Bolsonaro disse que entrou "em uma república de venezuelanas" e voltou a citar as meninas "arrumadinhas". "Se arrumando sábado à tarde para quê? É isso que nós queremos para nossas filhas e netas?", contou o presidente.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.