Neste domingo (8/10), o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o apoio do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Lula está em Belo Horizonte, onde participa de uma caminhada na Praça da Liberdade.
“Zema tem liberdade de apoiar quem ele quiser. A única coisa que temos que levar em conta é não pensar que o povo é gado. O povo tem consciência do que está acontecendo no país”, afirmou Lula.
O petista venceu Bolsonaro no estado de Minas Gerais no 1º turno, por 48,29% a 43,20%, Já Bolsonaro ficou na frente em Belo Horizonte com 46,60% a 42,53%.
BR-381
Ao lado de aliados, Lula atacou as obras paralisadas da chamada estrada da morte, a BR-381. “[Bolsonaro] diz que está acabando com as obras da estrada da morte. Mas a duplicação da BR-381 está paralisada”, afirmou.
A BR-381 é a principal ligação entre as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo. Forma um dos mais importantes eixos de transporte de carga e de passageiros de todo o Brasil, passando por municípios de médio porte como Lavras, Varginha, Três Corações, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Extrema, na região Sul de Minas.
Lula ainda desafiou quem achar uma casa construída na capital mineira do Programa Casa Verde e Amarela. O programa do governo Bolsonaro é o sucessor do Minha Casa Minha Vida, criado em 2009 durante o governo do petista.
Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 12.655.228 mineiros votaram no primeiro turno.