O ex-jogador de vôlei Maurício Souza (PL), com passagens pelo Minas Tênis Clube e Seleção Brasileira, foi eleito deputado federal por Minas Gerais com mais de 83 mil votos. O número coloca o atleta como o 37º deputado mais votado para a Câmara dos Deputados no estado.
Aliado do atual presidente Jair Bolsonaro, Maurício do Vôlei, como é conhecido, se candidatou pelo PL. O mais novo deputado federal deu fim à carreira de jogador no último ano, após ter o contrato rescindido pelo Minas.
Na época, o jogador foi acusado de homofobia após fazer diversas publicações nas redes sociais, que repercutiram na internet por serem vistas como homofóbicas. O ex-atleta também tem histórico de problemas dentro da Seleção Brasileira devido aos posicionamentos.
Nas redes sociais, Maurício comemorou o resultado das eleições: "Vitória ao povo mineiro! Muito obrigado aos mineiros que confiaram seus votos a mim e às minhas ideias! Saibam que vou ser o deputado federal da família mineira e lutarei sempre pelas nossas crianças e por nossos valores. Agora, vamos trabalhar juntos!".
Além de Maurício do Vôlei, outros nomes do esporte participaram do período eleitoral de 2022. Entre eles, o ex-jogador de futebol Romário foi reeleito para o cargo de senador pelo Rio de Janeiro. O campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994 também faz parte do mesmo partido de Bolsonaro.
O ex-goleiro e campeão da Copa Libertadores com o Grêmio em 1995, Danrlei (PSD), também foi reeleito para deputado federal pelo Rio Grande do Sul, com mais de 97 mil votos.