Nascido em Tefé, município do interior do Amazonas, Hiran Manuel Gonçalves da Silva obteve 46,43% dos votos válidos e elegeu-se senador do estado. Filiado ao Partido Progressista (PP), o médico, formado pela Universidade Federal do Amazonas, foi eleito deputado federal de Roraima em 2014 e reeleito para o cargo em 2018, além de atuar como legista no Instituto Médico Legal (IML) do estado por mais de 25 anos.
Com atuação destacada em defesas da saúde, presidiu a Comissão de Seguridade Social e Família, um dos principais colegiados da Câmara dos Deputados. É nessa comissão que são votados projetos sobre a temática de saúde, assistência social, previdência, além de matérias sobre o direito da família.
O candidato lançou sua campanha junto com o candidato à reeleição, governador Antonio Denarium (PP), em convenção partidária ocorrida em 26 de julho.
Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições
Eleições 2022
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.