O ex-governador de Alagoas, Renan Filho, se elegeu para o cargo de senador pelo estado. Com 56,92% dos votos válidos, o candidato do MDB é filho de Renan Calheiros, também senador, e atuará ao lado do pai no mandato de oito anos.
Ao fim do segundo mandato como governador, Renan deixou o cargo em abril deste ano para iniciar a campanha para o Senado Federal e foi substituído por Paulo Dantas (MDB), que agora disputa o governo do estado em segundo turno contra Rodrigo Cunha (União).
Saiba Mais
Renan Filho é natural de Alagoas e tem 42 anos. Ele se formou na Universidade de Brasília (UnB) em ciências econômicas e fez curso de extensão na Universidade de Harvard, nos EUA. Na carreira política, já foi prefeito de Murici, uma pequena cidade na Zona da Mata Alagoana, por oito anos, e atuou como deputado federal antes de se tornar governador do estado nordestino.
Durante a campanha, teve apoio do pai, Renan Calheiros, que pediu licença de seu mandato no Senado para acompanhar o filho na disputa pelo cargo. A chapa de Filho tem como suplentes Fernando Farias (MDB), 1° suplente, e. Adélia Maria (PV), 2ª. Nestas eleições, Alagoas elegeu apenas um candidato para cadeira no Senado.