O candidato Otto Alencar (PSD) foi reeleito senador da Bahia com 58,31% dos votos. O resultado veio com 85,72% das urnas apuradas. Cacá Leão (Progressistas) ficou em segundo lugar, com 25,24% dos votos.
Otto Roberto Mendonça de Alencar, 67 anos, nasceu em Rui Barbosa na Bahia. É formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getulio Vargas. É filiado ao Partido Social Democrático (PSD).
CPI da Covid
Médico de carreira, o senador ganhou destaque ao participar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 em 2021. Em uma das sessões, ele afirmou que, entre os crimes apontados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no relatório produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), teve um que se encaixou “perfeitamente”, o de charlatanismo.
Otto foi três vezes deputado estadual pelo estado. Uma vez governador da Bahia e outras duas vezes vice-governador. Foi eleito senador em 2015.
Saiba Mais
Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições
No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.