O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já totalizou a apuração de 52,21% das urnas eletrônicas em todo país. Até a publicação desta matéria, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcava 45,99%, passando à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 45,29% dos votos.
A apuração começou às 17h. Por mais de duas horas, Bolsonaro esteve na liderança da corrida ao Planalto. No entanto, o ex-presidente Lula começou a crescer na porcentagem. A expectativa é de que o petista siga avançando com a totalização dos votos dos estados do Nordeste e com os colégios eleitorais do Sudeste.
Saiba Mais
Simone Tebet (MDB) está em terceiro lugar, com 4,42% e, em quarto, o pedetista Ciro Gomes com 3,08%. Em seguida, Felipe D’ávila (Novo), 0,51%; Soraya Thronicke (União Brasil), 0,51%; Padre Kelmon (PTB), 0,07%; Léo Péricles (UP), 0,05%; Sofia Manzano (PCB), 0,04%; Vera Lúcia (PSTU), 0,02%; e Constituinte Eymael (DC), 0,01%.
Geralmente, o resultado matemático das eleições começa a sair por volta das 19h30 do mesmo dia da votação. O atraso deste ano é justificado pela alta quantidade de eleitores. As entradas nas seções encerraram às 17h, mas os que estavam na fila das cabines receberam senhas para conseguirem votar.