Eleições 2022

Clécio, do Solidariedade, é eleito governador do Amapá

Clécio Luís Vilhena Vieira tem 50 anos e é natural de Belém, no Pará. Ainda jovem, se mudou para Macapá, onde passou grande parte de sua vida e construiu sua carreira política

No Amapá, o candidato do Solidariedade, Clécio, é o novo governador do estado. Com 100% das seções totalizadas no estado, ele recebeu mais da metade dos votos: 53,69%. Disputou acirradamente as eleições com o candidato Jaime Nunes (PSD), que ficou em segundo lugar, com 42,58% dos votos válidos. O Amapá tem 560.697 eleitores.

Clécio Luís Vilhena Vieira tem 50 anos e é natural de Belém, no Pará. Ainda jovem, se mudou para Macapá, onde passou grande parte da vida. Segundo os dados informados pelo TSE, é divorciado. Em suas redes sociais se define como “professor, pai e apaixonado por culturas''.

Formado em geografia, é professor de ensino médio. Já foi vereador e prefeito de Macapá, em dois mandatos. Também foi secretário de Educação do estado. Começou a carreira política no início dos anos 1980, quando se tornou líder comunitário e militante do movimento sindical. Na eleição municipal de 2012, foi o primeiro prefeito do Partido Socialismo e Liberdade (PSol) eleito em uma capital.

Em setembro de 2015 anunciou sua saída do PSol após 10 anos no partido. Filiou-se, então, à recém-criada Rede Sustentabilidade, liderada por Marina Silva. Esta é a primeira vez que concorre ao Executivo estadual.

O vice na chapa é o servidor público federal e suplente a senador, Antônio Teles Júnior (PDT), 39 anos.

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Saiba Mais